Você sabe o que são Parklets?
- Por: Bianca Quintella
- 1 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

Parklet na Av. Paulista. Fonte: Políticas de Incentivo – Paklets Municipais – Prefeitura de São Paulo.
O que são?
Uma ideia que tem sido colocada em pratica cada vez mais no Brasil, são os Parklets. O Parklet é uma extensão da calçada que ocupa o lugar de no máximo duas vagas de automóveis, tornando um espaço público de lazer. Com a instalação do Parklet esse espaço passa a ser usado por aproximadamente 300 pessoas por dia, como espaços de leitura, local para almoçar ou fazer um lanche, encontrar com amigos, descansar e até áreas para praticar atividade física com aparelhos de ginastica, melhorando assim sua qualidade de vida. Normalmente eles ocupam a frente de restaurantes, bares e lojas, e possuem bancos, mesas, lixeiras, guarda-sol e jardins.
Com estruturas móveis e temporárias, o Parklet deve ter no máximo 10m de comprimento e 2,20m de largura. Ela pode estar no sentido paralelo da rua, transversal ou 45 graus.

Modelo de Parklet. Fonte: Manual para implementar um Parklet em São Paulo. Prefeitura de São Paulo.
Outro conceito muito utilizado atualmente são o dos Pocket Parks. Diferentemente dos parklets, que são criados na via pública, os pocket parks aproveitam espaços vazios no nível da calçada. Pocket parks são espaços públicos que podem ser feitos em locais públicos ou privados.

Exemplo de Pocket Park. Fonte: Pinterest.
Onde surgiu?
O conceito de parklet surgiu em San Francisco, nos Estados Unidos, com o intuito de discutir os espaços destinados aos carros e os espaços dedicados a pedestres. Em 2010, um escritório de arquitetura de San Francisco cria o primeiro parklet, que usava a vaga de dois carros para instalar uma estrutura temporária com diversos mobiliários urbanos. Os EUA têm apresentado soluções muito interessantes para o uso de espaços residuais urbanos. Soluções essas que fornecem vitalidade para áreas sem uso. Um ótimo exemplo para isso é a High Line em Nova York.
Objetivos e Benefícios:
O principal objetivo dos Parklets é contribuir com espaços de convivência na cidade, capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas, tornando as calçadas mais amigáveis, incentivando o uso dos espaços públicos, ativando o comércio local.
Segundo Lincoln Paiva, da ONG Instituto Mobilidade Verde, “A ideia é que, daqui a alguns anos, esses espaços possam se transformar em jardins para absorver a água da chuva ou em áreas de convívio permanente”.
No Brasil:
Criados nos Estados Unidos, os parklets começaram a aparecer no Brasil há dois anos, por iniciativa da ONG Instituto Mobilidade Verde. A primeira cidade a recebê-los foi São Paulo, que hoje conta com essas estruturas espalhadas por várias regiões.
Em São Paulo, o conceito de parklets surgiu em 2012, e sua primeira implantação ocorreu em 2013, dando início ao processo de regulamentação que culminou em um Decreto municipal (n°55.045/14) em vigor desde abril de 2014.
São Paulo conta com cerca de 35 parklets implantados e possibilidade para chegar a cem até o final desse ano. Já Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia estão em processo de aprovação de seus primeiros parklets regulamentados. Fortaleza, Recife, Rio Branco, Sorocaba, Porto Alegre e Curitiba já fizeram parklets, mas ainda não possuem regulamentação. Muitas outras cidades começaram a fazer os primeiros estudos de implantação.
Inspirado no conceito Parklets, o Instituto Mobilidade Verde criou um programa “Zonas Verdes” para recuperar espaços na rua em São Paulo, convertendo-os em novos, rápidos e acessíveis praças e parques públicos que podem existir por dias ou anos.
Recentemente o prefeito do Rio de Janeiro regulamentou o uso de parklets na cidade, através do programa “Paradas Cariocas”. O programa permite a instalação de plataformas niveladas a calçada aumentando o espaço do passeio público. Além do Rio de Janeiro, Recife também regularizou a situação com o programa “Parklet Recife”.
O Parklet é um conceito usado para discutir e repensar o uso do espaço público, valorizando o pedestre, a caminhada e a vitalidade dos espaços. Trata-se de uma revisão das políticas de ocupação dos espaços públicos, por meio da melhoria da infraestrutura urbana e estratégias de atuação que diagnosticam carências e identificam potencialidades. O parklet é uma alternativa rápida e eficaz para áreas desprovidas de espaços públicos, e serve também como a criação de um lugar definido para o estar, um ponto de encontro. Sua implantação permite que uma comunidade reinvente seu próprio espaço de convívio, construindo novos imaginários possíveis de cidade (Prefeitura de São Paulo).
Veja algumas ideias de Parkles pelo mundo.

Fonte: Pinterest
FONTES:
http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/rede-de-espacos-publicos/parklets/
PREFEITURA DE SÃO PAULO. Manual Operacional para implantar um Parklet na Cidade de São Paulo. Disponível em http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/MANUAL_PARKLET_SP.pdf
http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/desvendando-os-parklets-como-surgiram-quem-paga-a-conta-e-as-funcoes-que-podem-ganhar-num-futuro-proximo/
https://cidadequequeremos.wordpress.com/parklet/
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,minipracas-avancam-na-capital--mas-estao-concentradas-em-bairros-nobres,10000013213
Comentários